D. José Traquina, Bispo Auxiliar de Lisboa


O Cónego José Traquina, prior da Paróquia de Benfica, foi hoje nomeado pelo Santo Padre como Bispo Auxiliar de Lisboa.

Recebi a notícia com surpresa pela manifestação de confiança que o Papa me dá ao chamar-me para a ordem dos bispos. Acolho-o com humildade, espírito de serviço mas não escondo que já estou há uns dias sem dormir bem porque não estava à espera, não contava com esta chamada, disse D. José Traquina em declarações à Rádio Renascença.

Nas suas primeiras declarações depois da nomeação como bispo auxiliar de Lisboa, D. José Traquina aponta as vocações sacerdotais, religiosas e missionárias como um dos desafios da Diocese de Lisboa.

Precisamos não só de mais sacerdotes e consagrados mas sobretudo de mais e bons servidores de Deus e este povo de Deus merece e há-de ser desse Povo de Deus que hão-de surgir essas vocações.

Segundo o comunicado da Nunciatura Apostólica em Portugal, o Santo Padre atribuiu ao novo membro do episcopado português o título de bispo de Lugura.

D. José Augusto Traquina Maria nasceu a 21 de Janeiro de 1954, em Évora de Alcobaça, e foi ordenado Padre a 30 de Junho de 1985.

Mestre em Teologia Pastoral pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, D. José Traquina esteve vários anos ligado à preparação dos candidatos ao sacerdócio, tendo feito parte da equipa formadora do Seminário de Almada e do Pré-Seminário de Lisboa. Foi responsável máximo da Vigararia Cadaval-Bombarral, e em 2003 foi nomeado Assistente do Núcleo do Oeste do Corpo Nacional de Escutas e mais tarde Cónego da Sé Patriarcal de Lisboa

Na última década, assumiu a sua missão pastoral à frente da comunidade católica de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, e foi designado Vigário da Vara da Vigararia III da cidade de Lisboa, em 2011, em simultâneo com o trabalho de director espiritual do Seminário Maior de Cristo Rei do Olivais e com a coordenação do Conselho Presbiteral de Lisboa.

D. José Traquina será ordenado no dia 1 de Junho e junta-se a D. Joaquim Mendes e a D. Nuno Brás como Bispos Auxiliares de Lisboa.

O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, partilha a notícia com alegria e gratidão a Deus e ao Papa Francisco a nomeação de D. José Traquina para bispo auxiliar de Lisboa.

Pela sua constante, generosa e sábia aplicação pastoral aos vários cargos exercidos, dos Seminários às Paróquias e em vários pontos da Diocese, o novo Bispo preenche inteiramente as características em que o Papa Francisco tem insistido para o ministério episcopal.

Sem comentários: